A cidade

A Conferência Integrada ICCYBER ICMEDIA 2015 acontecerá na cidade de Brasília, a capital da República e de todos os brasileiros. A cidade é reconhecida pela UNESCO como Patrimônio Cultural da Humanidade.

Foi inaugurada em 1960, e é considerada uma verdadeira obra de arte modernista a céu aberto. As características de traçado peculiar e organização em quatro escalas - monumental, residencial, gregária e bucólica - fazem de Brasília uma cidade única, conferindo-lhe relevância na milenar história do urbanismo.

As belas construções idealizadas pelo urbanista Lúcio Costa e pelo arquiteto Oscar Niemeyer, somadas às obras de artistas como Bruno Giorgi, Alfredo Ceschiatti, Athos Bulcão e Burle Marx, dentre outras, espalhadas por toda a cidade, completam um cenário inspirador e motivo de orgulho do Brasil.

Por toda a cidade de Brasília, são encontrados monumentos cheios de significado e beleza arquitetônica, destacando-se a Catedral Metropolitana, a Esplanada dos Ministérios, o Palácio do Itamaraty, o Palácio da Justiça, o Palácio do Planalto, o Palácio da Alvorada, o Memorial JK, o Teatro Nacional Cláudio Santoro, o Museu da República, a Biblioteca Nacional, o Congresso Nacional, o Supremo Tribunal Federal, o Estádio Nacional Mané Garrincha, a Torre de TV Digital, a Ponte JK, o Quartel General do Exército, os Dois Candangos, a Procuradoria Geral da República e o Banco Central do Brasil.

Além de centro político e administrativo do país, Brasília tem vida cultural própria. Na música, a cidade se destaca como berço de importantes bandas de rock da década de 1980 como Legião Urbana, Capital Inicial, Plebe Rude e Raimundos, e também como origem de vários outros artistas como Zélia Duncan, Cássia Eller, Ney Matogrosso, Oswaldo Montenegro, e mais recentemente, Ellen Oléria.

Brasília é um ponto de referência para o cinema nacional, com destaque para o tradicional Festival de Brasília do Cinema Brasileiro, realizado desde 1965.

A cidade conta também com vários museus, parques, feiras, teatros, restaurantes, espaços dançantes, casas de show, estádios, e outros espaços para manifestações culturais variadas, que atendem fartamente a todos os tipos de pessoas, sem distinção social.

Brasília foi uma das cidades sedes da Copa do Mundo Fifa 2014, dispondo de uma infraestrutura hoteleira e gastronômica respeitável. Tem aproveitado o legado da Copa para sediar também vários eventos esportivos importantes e deverá ser uma das subsedes das Olimpíadas de 2016.

Português, Brasil